Nesta terça e quarta-feira, dias 18 e 19 de agosto, os prefeitos da AMFRI estão em viagem técnica a Brasília. A agenda da comissão da região da Foz do Rio Itajaí é composta por reuniões em vários Ministérios, como Cidades, Turismo, Saúde, e Desenvolvimento Social. A primeira reunião iniciou às 11h de hoje (18), na Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e foi coordenada pelo Gerente Macrorregional de SC, Francisco Álvaro Veríssimo. Ainda estiveram participando o subchefe de Assuntos Federativos da SRI, Olavo Noleto, e o chefe de gabinete da secretaria-executiva da SRI, Geraldo Souza.
O objetivo da ida a capital federal é buscar informações e tentar a liberação de recursos de convênios de obras em execução ou a serem executados, que estão com repasses atrasados ou contingenciados pelo governo federal. Além disso, a expectativa dos prefeitos é de também agilizar a liberação dos recursos das emendas orçamentárias destinadas pelos parlamentares catarinenses.
No período da tarde os prefeitos se reúnem ainda com o Ministério da Saúde e o Ministério do Turismo. Já amanhã, acontecerão reuniões no Ministério da Integração, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Ministério das Cidades, e Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
A comitiva da AMFRI é composta pelos prefeitos de: Balneário Piçarras, Leonel José Martins; Bombinhas, Ana Paula da Silva; Ilhota, Daniel Bosi; Itapema (presidente da AMFRI), Rodrigo Costa (Bolinha); Penha, Evandro Eredes dos Navegantes; Porto Belo, Evaldo José Guerreiro Filho. Ainda participam o vice-prefeito de Luís Alves, Milton Guedert e o secretário de obras também de Luís Alves, Ronaldo Tiedt, e o secretário executivo da AMFRI, Célio José Bernardino.