Nesta terça e quarta-feira, dias 18 e 19 de agosto, os prefeitos da AMFRI estiveram em Brasília realizando uma série de reuniões em ministérios. A ida a capital federal teve como objetivo buscar informações e tentar a liberação de recursos de convênios de obras, que estão com repasses atrasados ou contingenciados pelo governo federal. Os representantes dos Ministérios das Cidades, Turismo, Saúde, Desenvolvimento Social, Integração, Educação e Planejamento se comprometeram a dar atenção às demandas da AMFRI.
O presidente da AMFRI e prefeito de Itapema, Rodrigo Costa (Bolinha), avalia a viagem técnica como excelente pelo contato direto com os ministérios e ainda explica outro intuito da ação. “Também reivindicamos em Brasília a liberação de recursos principalmente de obras que já estão em andamento provenientes de emendas parlamentares”, afirmou Bolinha.
Foi constato que os recursos provenientes das emendas impositivas 2014/2015 serão repassadas normalmente. Os prefeitos também apresentaram aos representantes dos ministérios cada contrato e convênio e suas respectivas pendências. Graças a esta ação, para a felicidade da região, estes recursos de obras já iniciadas serão liberadas na medida do possível dentro dos próximos meses.
Nesta quarta-feira, a partir das 14h30 os prefeitos estiveram no Ministério das Cidades reunidos com o Chefe da Assessoria Parlamentar, Jânio de Souza Barbosa.Encerrando a série de reuniões, as 16h30 aconteceu uma assembleia com o representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), José Cruz. A secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ieda Castro, também conversou com os prefeitos.
A comitiva da AMFRI foi composta pelos prefeitos de: Balneário Piçarras, Leonel José Martins; Bombinhas, Ana Paula da Silva; Ilhota, Daniel Bosi; Itapema (presidente da AMFRI), Rodrigo Costa (Bolinha); Penha, Evandro Eredes dos Navegantes; Porto Belo, Evaldo José Guerreiro Filho. Ainda participam o vice-prefeito de Luís Alves, Milton Guedert e o secretário de obras também de Luís Alves, Ronaldo Tiedt, e o secretário executivo da AMFRI, Célio José Bernardino. A prefeita de Camboriú, Luzia Coppi Mathias, também se juntou ao grupo na reunião com o Ministério do Turismo.