Navegantes completa 53 anos de emancipação político-administrativa no dia 26 de agosto e para comemorar a data, a prefeitura realiza nesta quarta-feira, o show nacional com o cantor e compositor Armandinho. Conhecido por suas canções “praieiras”, nas linhas reggae e pop, o músico atrai fãs de todas as idades e deve embalar o público no palco montado ao lado da Faculdade Sinergia, na Avenida Beira-Mar, a partir das 21 horas.
Armandinho é gaúcho, mas tem residência na Praia Brava, em Itajaí. Um de seus hobbies favoritos é surfar e a praia de Navegantes, muitas vezes é escolhida pelo cantor para pegar umas ondas, tendo inclusive, muitos amigos na cidade.
Sucessos como Desenho de Deus, Analua, Semente, Balanço da rede, Ursinho de dormir e Toca uma regueira aí, serão algumas das canções que prometem fazer do show de Armandinho, que á aberto à população, uma grande festa.
Participe, comemore os 53 anos de Navegantes!
Projeto “Nossa Praia” deixa a orla de Navegantes mais preservada e bonita
As obras de recuperação e revitalização da orla de Navegantes avançam e a população já pode conferir e usufruir os resultados no trecho entre o Pontal e a Praça Central do município, totalizando cerca de 900 metros lineares de deque concluído. No mesmo trecho, a vegetação exótica – que causa danos à restinga – também já foi retirada. Os técnicos trabalham agora na recuperação da vegetação nativa do trecho e na retirada da exótica ao longo de outros pontos da orla. As obras do deque também prosseguem, as frentes de trabalho avançam agora no sentido Gravatá-Centro. Quem passa pela região, costeando a avenida Beira-Mar, já pode ver o resultado: cerca de 700 metros de deque já foram finalizados neste trecho específico.
Batizado de Nossa Praia, o Projeto de Recuperação e Proteção da Orla de Navegantes abrange uma série de importantes ações de recuperação da restinga, como a retirada de vegetação exótica e plantio de mudas de espécies nativas, reconstrução de dunas, fechamento de trilhas irregulares, construção do deque de madeira e, ainda, como contrapartida da Prefeitura de Navegantes, a implantação de ciclovia, drenagem de águas pluviais e reforço da iluminação na orla. O projeto foi lançado oficialmente em janeiro deste ano e as ações de sensibilização da comunidade, recuperação das áreas degradadas da orla, e obras do deque começaram, respectivamente, em fevereiro, março e abril. A previsão é que o deque e a recuperação da restinga estejam concluídos até abril de 2016. Após esse período a recomposição da vegetação nativa e o controle das exóticas terão um monitoramento de 36 meses.
ANDAMENTO DOS TRABALHOS
De acordo com coordenador do projeto Nossa Praia, Pedro Parigot, algumas ações de recuperação dependem do clima, como a recuperação das dunas, por exemplo, parte do ecossistema da restinga. “Os trabalhos de reposição de flora nativa dependem de épocas específicas de plantio e por isso o processo é feito com várias técnicas e respeitando as condições do clima. Além disso, a previsão é que o trabalho de recuperação das dunas frontais seja intensificado com achegada da primavera, no próximo mês. Isso porque no período de inverno ocorrem as ressacas, quando o mar retira a areia. Então é preciso aguardar”, explica Parigot.
O trabalho de sensibilização e esclarecimento da população sobre a nova realidade da orla também é uma das atividades em desenvolvimento. Desde fevereiro, foram realizadas cerca de 40 apresentações sobre o Nossa Praia – abrangendo alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas, associações e entidades – e um evento no Dia Mundial do Meio Ambiente, em junho, que marcou o início do plantio de mudas de árvores nativas. Para o segundo semestre está prevista a distribuição nas escolas municipais de uma cartilha ilustrada que conta a história do projeto e também contém conteúdo de Educação Ambiental. “Não basta transformar a orla, é preciso que população compreenda os benefícios e que será preciso cuidar e preservar. Nada melhor do que as crianças, sempre uma promessa de futuro, como agentes multiplicadores da consciência ambiental”, destaca o coordenador do projeto.
O PROJETO
O Nossa Praia abrange aproximadamente 10 quilômetros da orla de Navegantes. Ao todo são 102 hectares – o equivalente a mais de 100 campos de futebol – compreendidos pela iniciativa, considerada uma das maiores obras de recuperação de praia urbana do Brasil. Os recursos, da ordem de R$ 6,9 milhões, vêm de uma parceria entre a Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes e da Prefeitura de Navegantes. O Nossa Praia tem todas as licenças necessárias e a aprovação da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Navegantes (FUMAN) e da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma).
BENEFÍCIOS PARA O MEIO AMBIENTE
A substituição das plantas chamadas exóticas pelas originais na restinga da orla de Navegantes resultará em uma série de benefícios, já que traz equilíbrio para a biodiversidade do ecossistema da restinga, controla a erosão na praia e protege a costa dos efeitos da maré.
O deque de madeira tem três metros de largura e é feito com madeira tratada que garantirá a qualidade e durabilidade da sua estrutura. O formato também traz benefícios ambientais para a restinga. A madeira é um material orgânico e permite o trânsito de pequenos organismos que vivem no ecossistema da restinga, dando maior equilíbrio para o meio. A estrutura de deque de madeira é uma recomendação dos órgãos ambientais reguladores.