Em assembleia geral realizada na manhã desta sexta-feira (13), na sede da AMFRI, prefeitos e vice-prefeitos da região conheceram o sistema para gerenciamento dos Resíduos Sólidos “Sponge”. Também esteve em pauta o Plano de Mobilidade Urbana – PlanMob/AMFRI e a aprovação dos orçamentos dos consórcios de Turismo e Saúde para o próximo ano.
Segundo o diretor de marketing da empresa Sponge, Clovis Bonnassis, os sistema online “Sponge” concede o suporte logístico tecnológico de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de acordo com a Lei 12.305/2010. A nova ferramenta é gratuita, devido a Federação Catarinense de Municípios – FECAM ter firmado um contrato com a empresa Sponge, para implantar o suporte de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, através do Projeto FECAM SC + VERDE.
O presidente da AMFRI e prefeito de Itapema, Rodrigo Costa (Bolinha), evidenciou que a gestão dos resíduos sólidos é uma problemática que todos os municípios possuem e que soluções são sempre bem vindas. “Agora que sabemos como funciona o sistema, iremos junto aos nossos técnicos que já foram capacitados, fazer a adesão ao Sponge por meio do site (www.sponge.eco.br) e passar às informações necessárias a empresa”, conclui Bolinha.
Em seguida, o Diretor Geral LePadron – Arquitetura & Consultoria, Sérgio Gollnick, apresentouo andamento do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob/AMFRI). Segundo Sérgio o plano já estão na fase de conclusão. “Temos cerca de 85% do PlanMob pronto, estamos terminando de elaborar as devidas soluções sustentáveis para a mobilidade urbana dos municípios, de acordo com todo os dados que coletamos”. A previsão é que em março de 2016 o plano contendo as ações do segmento para serem executadas nos próximos dez anos, seja entregue aos municípios.
Encerrando a pauta da assembleia de prefeitos, o secretário executivo da AMFRI, Célio José Bernardino apresentou a proposta de orçamento para o exercício de 2016 do CIS-AMFRI (Consórcio Intermunicipal de Saúde) e o orçamento do próximo ano do CITMAR (Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar). Os prefeitos dos municípios de Balneário Piçarras, Camboriú, Itajaí, Itapema, Luís Alves, Penha, e o vice-prefeito de Ilhota, presentes na reunião, aprovaram os orçamentos.