Cerca de 250 crianças participaram do primeiro final de semana de ações do Festival de Atividades do programa Penha+Educação+Esporte, promovido pela Secretaria de Educação e a Fundação Municipal de Esportes (FME). As atividades se prolongam pelos próximos dois finais de semana, quando mais 600 crianças devem interagir.
“O primeiro final de semana foi muito positivo, com muita participação e fomento do esporte na cidade”, detalha o coordenador do projeto, Cley Anderson. As atividades aconteceram no Ginásio Sebastião João de Souza e Santa Lídia, onde foram jogados futsal e judô – neste ainda houve a interação de crianças de outras cidades.
“O objetivo desse Festival é reunir todos os alunos envolvidos nos seis polos educacionais”, explica o secretário de Educação, Adriano Tibeco. Nos próximos dias 28 e 5 de dezembro, os alunos dos polos de Gravatá, Santa Lídia, Cohab, Centro e Nossa Senhora de Fátima podem voltar a participar no ginásio da Escola Raquel Figueredo.
“Ao longo deste ano conseguir ampliar o programa e descentralizá-lo, abrindo dois polos no bairro do Gravatá e Santa Lídia. Por isso também estamos atendendo um maior número de crianças”, avalia o coordenador. Segundo o superintendente da FME, Luizinho Américo, crianças entre 6 e 17 anos podem participar do projeto, que recomeça no ano que vem.
Apesar de o programa se encerrar este ano, a equipe do Governo já confirmou a realização da Colônia de Férias, que dará aporte pedagógico e esporte às crianças durante o recesso escolar. “Aliado a isso estaremos garantido tranquilidade aos pais que precisam trabalham e precisam de um local seguro para os filhos”, conclui Tibeco.
O projeto tem ainda a efetiva participação dos professores Wagner, Tinho, Alfredo, Marina, Régis, Wallace e Pablo.