Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luís Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo, receberam nesta manhã (11), seus Planos Municipais de Resíduos da Construção Civil (PMGRCC). Os planos prontos foram entregues a prefeitos e vice-prefeitos pela empresa Saneville Engenharia e Consultoria Ltda, que em parceria com a AMFRI, foi a responsável pela elaboração.
Marcos Roberto Carrer, representante da empresa Saneville, apresentou resumidamente os itens do plano. Entre eles, objetivo, estudo, planejamento de ações, soluções de coleta e transporte, possibilidade de parcerias, e formas para a destinação dos resíduos da construção civil dos municípios da região.
O presidente da AMFRI, e prefeito de Navegantes, Roberto Carlos de Souza, enfatizou que o próximo passo será iniciar a implantação do PMGRCC. “Vamos começar a colocar o plano em prática, continuando a conduzi-lo via AMFRI, e tendo como encaminhamento elaborar uma campanha de sensibilização da população, e estudar a legislação para a sua implantação”.
A assembleia dos prefeitos de março ainda contou com a apresentação do Projeto de Piscicultura, realizada pelo Colegiado de Agricultura e Pesca, e do Projeto de Arranjo de Desenvolvimento da Educação, realizada pela consultora em educação da AMFRI, Gilmara da Silva. Os dois projetos foram aprovados, recebendo apoio por unanimidade dos prefeitos.
Prefeitos e vices ainda foram convidados a participar do XVI Congresso Catarinense de Municípios que acontece nos próximos dias 15,16 e 17, em Joinville. O evento promovido pela FECAM tem como tema as “Eleições 2016 – Condutas vedadas e encerramento de mandato”. Os representantes municipais também foram informados sobre a palestra “Cenário Macroeconômico 2016-2017 – A dura travessia da Economia Brasileira”, que será realizada em parceria com o Banco do Brasil, na sede da AMFRI no dia 22 de março.