Cerca de 200 pessoas participaram dos três dias (29, 30 e 31/03) de atividades do VI Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, em Chapecó. O evento reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, dirigentes da área cultural e servidores da administração pública envolvidos com a gestão cultural.
A AMFRI esteve representada no Fórum pelos gestores municipais de Cultura de Balneário Piçarras, Bombinhas, Itajaí, Itapema, Navegantes e Penha. O evento proporcionou a integração das regiões catarinenses e promoveu o debate das políticas públicas do setor cultural, com a ampliação do diálogo entre o Ministério da Cultura (MinC), as prefeituras e o Governo do Estado.
A presidente da FECAM, prefeita de São Cristóvão do Sul Sisi Blind, destacou que o fomento à cultura é importante para o Estado de Santa Catarina. “A cultura é expressada de todas as formas, por meio de todos os sentidos, seja pela gastronomia, pelo patrimônio. E é nos municípios que a cultura acontece. É importante que o Estado venha a aderir ao Sistema Nacional de Cultura, assim como é importante que o Ministério da Cultura olhe com atenção para os Municípios, pois é lá que as coisas acontecem”, expressou ela.
A solenidade de abertura do evento contou com uma conferência com o doutor em sociologia Antonio Albino Canelas Rubim, que abordou o tema “Desafios da política e gestão culturais no Brasil atual”. Após foi realizado o painel “Desafios da implementação das ferramentas de gestão do Sistema Nacional de Cultura”, composto pelo Governo do Estado, Ministério da Cultura (MinC) e pela FECAM. Na parte da noite, ocorreu a abertura da Feira Multicultura do Oeste Catarinense e o Café Campeiro, seguida de apresentações culturais regionais.
Na quarta-feira (30) ocorreram quatro oficinas, sobre “Museus: conceitos, técnicas, práticas”, sobre o “Marco regulatório das organizações da sociedade civil – Lei 13019” com o assessor contábil da FECAM, Alexandre Alves, sobre o sistema integrado “Dragon Dreaming – criação colaborativa de projetos” com o assessor técnico da Fundação Cultural do Município de Navegantes, Marcos Montagna, e sobre o “Sistema Municipal de Cultura e seus elementos constitutivos”.
Nesta quinta-feira (31), o evento também contou com palestra sobre a “Transição de mandato: responsabilidades e compromissos do gestor de cultura” ministrada pelo diretor geral da Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul, Aldair Nascimento Carvalho. Na sequência foi realizada a plenária do Fórum com a Carta de Chapecó e definição do local de realização do VII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura que acontecerá no mês de abril de 2017 em Treze Tílias/SC.