You are currently viewing Lançamento do Colegiado de Gestão em Educação acontece nesta segunda-feira

Lançamento do Colegiado de Gestão em Educação acontece nesta segunda-feira

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Acontece nesta segunda-feira (25), a partir das 19h, no Centreventos de Itajaí, o Lançamento Oficial do Colegiado de Gestão em Educação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – CoGEMFRI. A abertura contará com palestras do Senador Cristovam Buarque, do Dr. Claudio de Moura Castro, PHD em economia, e do presidente da FIESC, Dr Glauco José Corte.

O evento contará com mais de 500 participantes, entre eles, Prefeitos, vereadores, secretários, gestores, servidores públicos dos municípios da região da AMFRI, professores, equipes pedagógicas, estudantes, empresários e comunidade em geral.

O senador Cristovam Buarque, que palestrará sobre os “Desafios e possibilidades da Educação Pública no Brasil”, é autor de programas premiados internacionalmente na Educação, como o Bolsa-Escola, e quando Ministro da pasta, propôs fazer uma revolução educacional, abandonando a tradição brasileira de tratar a educação pública como uma questão de assistência, e encará-la como condição para a abolição da pobreza.

Programação do Lançamento:

19h – Solenidade de Abertura Oficial

19h45 – Palestra “Educação: O Novo Nome do Desenvolvimento” – Palestrante: Dr. Glauco José Corte, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC.

20h30 – Palestra “Educação do século XXI com aula do século XIX?” – Palestrantes: Senador Cristovam Buarque e Dr. Claudio de Moura Castro, PHD em economia.

21h10 – Assinatura do Termo de Parceria entre o CoGEMFRI e o Instituto Positivo.

21h20 – Assinatura do Acordo de Cooperação Intermunicipal dos municípios da região da AMFRI.

 

Sobre o CoGEMFRI

Segundo o presidente da AMFRI e prefeito de Navegantes, Roberto Carlos de Souza, o colegiado irá realizar um trabalho em rede, buscando a troca de experiências e solução conjunta das dificuldades na área da Educação, além de unir forças para alavancar recursos técnicos, financeiros e pedagógicos para solucionar pendências no processo de gestão da educação pública dos dez municípios que possuem caraterísticas semelhantes, seguindo o modelo de Metodologia de Arranjo do Desenvolvimento da Educação.

“O objetivo é a priorização de ações comuns aos municípios da AMFRI na área da Educação, buscando um diagnóstico territorial que leve a mobilizações com parcerias locais, planejamento, execução e acompanhamento das ações”, explicou.

Além de envolver o trabalho coletivo e cooperativo dos dez municípios, o CoGEMFRI permitirá, ainda, a intervenção interativa de outras organizações da sociedade civil – privadas ou não, e terá o apoio institucional da Amfri.

 

Benefícios

Conforme a consultoria em educação da AMFRI, os benefícios para os municípios são inúmeros, com destaque para a troca de experiências intermunicipais, acesso a programas e verbas públicas e recursos do setor privado, destinados para melhoria da educação, efetivação de projetos conjuntos, como, por exemplo, formação de professores, aquisição de metodologias e tecnologias específicas para o desenvolvimento do ensino, além da melhoria do produto final da ação gestora da educação que é a oferta de uma educação de qualidade.