A comissão intersetorial composta por representantes da saúde, educação e assistência social realizou seu terceiro encontro nesta quinta-feira, dia 5 de maio. Bombinhas, Itapema, Luiz Alves, Penha e Porto Belo seguem elaborando seus Planos Decenais dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em parceria com a EGEM – Escola de Gestão Pública Municipal, e AMFRI.
O treinamento continuado tem como objetivo preparar e apoiar tecnicamente os servidores das áreas envolvidas, tendo como referência as diretrizes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e da Secretaria de Direitos Humanos (SDH). No terceiro dia de treinamento na sede da associação foi realizada uma oficina para validação dos princípios e norteadores do plano.
Segundo a coordenadora do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de Itapema, Rita Moraes, a metodologia que está sendo aplicada para a elaboração é excelente. “A oficina, assim como as outras etapas, é muito boa, porque norteia nosso trabalho, otimiza o tempo, e qualifica o plano, auxiliando na busca para um melhor resultado”.
Os representantes municipais coletaram durante o último mês informações para realização do Diagnóstico Situacional de Crianças e Adolescentes em cada cidade.Cada grupo apresentou um direito, com seus indicadores e fontes de pesquisa. São eles, direito à: vida e à saúde; liberdade, ao respeito e à dignidade; convivência familiar e comunitária; educação, cultura, ao esporte e ao lazer; e profissionalização e proteção no trabalho. A assistente social da Egem, Denise Aparecida Michelute Gerardi conduziu esta etapa.
Para Geisa Signorelli, auxiliar administrativo da Secretaria de Saúde de Luiz Alves os encontros tem sido muito produtivos e geram grandes conhecimentos. “Este espaço nos oportuniza saber de todas as áreas suas fragilidades e pontos positivos, podemos trocar a experiência, conhecer a realidade de cada setor e município e assim poderemos produzir um melhor plano”. A expectativa é entregar oficialmente os planos prontos aos municípios até o começo de novembro.