Nesta quinta e sexta-feira, dias 12 e 13 de maio,a AMFRI recebeu a terceira etapa da “Formação de Conselheiros Tutelares: Desafios Teóricos Práticos”. Representantes de Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema e Penha participaram do evento. A formação conta com cinco encontro que totalizarão 100 horas/aula.
Nesta terceira etapa de capacitação, foram discutidos as atribuições, competência e princípios éticos da atuação dos conselheiros tutelares. Ainda foi abordada a relação conselho tutelar e conselho de direitos, princípios éticos da atuação dos conselheiros tutelares, a garantia dos direitos trabalhistas, o modelo de Regimento Interno do Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.
Conforme explica a Profª Draª Darlene de Moraes Silveira conselheiros tutelares titulares e suplentes, com mandato previsto de 10 de janeiro de 2016 a 09 de janeiro de 2020 participam da formação que buscar aprimorar o conhecimento e prática destes profissionais na região da AMFRI.
“Todas as temáticas foram tratadas pensando na forma de relacionar o conteúdo normativo doEstatuto da Criança e do Adolescente (ECA) com as práticas das equipes dos conselhos tutelares presentes na formação”. Completa Darlene que é assistente social e professora do curso de Serviço Social da Unisul Florianópolis
A formação tem como objetivo geral capacitar a prática social dos conselheiros tutelares, alinhada ao ECA e aos atuais normativos do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, com ênfase para a operacionalização das intervenções no cotidiano com a rede socioassistencial. As duas últimas etapas acontecem em 9 e 10 de junho, e posteriormente em 7 e 8 de julho de 2016.