O colegiado de Gestores de Convênios dos Municípios da AMFRI esteve reunido na última quinta-feira (19) na sede da associação. O encontro teve o intuito de tratar da organização dos setores de Gerenciamento de Convênios e Captação de Recursos das prefeituras, neste último ano de mandato dos atuais prefeitos (as). O planejamento é necessário para garantir a continuidade dos projetos e obras, com os aditamentos de convênios e ações de planejamento, através de padronização de procedimentos e reuniões técnicas com os Governos Estadual e Federal.
“Ao final de cada gestão nos deparamos com vários problemas técnicos e burocráticos junto aos órgãos concedentes, por isso a necessidade de estarmos preparados para garantirmos a continuidade das obras e projetos, independente de quem serão os novos gestores dos municípios da AMFRI”, explica o assessor de projetos da AMFRI, Roberto de Souza.
Outro tema da reunião foi à apresentação realizada pela assessora do escritório de projetos da FECAM (Federação Catarinense de Municípios), Marli Burato. As ações que estão sendo realizadas na Rede Siconv, uma parceria inédita entre a FECAM e o Ministério do Planejamento, foram expostas. Entre as principais atividades está a criação de um círculo virtuoso para a execução mais efetiva das políticas públicas, com ênfase no gerenciamento e captação de recursos, além da implantação de cursos gratuitos aos técnicos das prefeituras e sociedade civil organizada.
A assessora da FECAM também aproveitou a oportunidade para apresentar a programação do 2º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Convênios, que acontecerá em Florianópolis nos dias 6 e 7 de junho. O evento é promovido pela federação com apoio das Associações de Municípios e realização da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM.