A Prefeitura de Bombinhas realizou no dia 24 de maio uma Audiência Pública para apresentação e discussão do projeto para o Plano de Mobilidade Urbana do Município. O instrumento tem o objetivo de propiciar à população, acessibilidade universal eficaz a bens e serviços públicos, através de infraestrutura viária adequada, meios de transportes e modos de locomoção eficientes e seguros ao cumprimento das funções social, econômica, ambiental e cultural que integram a cidade.
O PlanMob tem a coordenação da AMFRI e a elaboração é de responsabilidade da empresa Le Padron. Na ocasião, o arquiteto e urbanista, Gabriel Gollnick e o engenheiro Gustavo D’Avila, da empresa Le Padron, fizeram a explanação dos estudos para a elaboração do Plano de Mobilidade. Conforme explica o arquiteto foram realizadas 773 entrevistas em domicílios de todos os bairros e localidades da cidade, duas reuniões públicas onde 126 propostas foram elencadas, além de estudos em documentos.
Na etapa do diagnóstico feito pela empresa ficou evidente o grande crescimento da cidade nos últimos anos. “A frota de Bombinhas, passou de aproximadamente 2 mil em 2005 para mais de 5 mil veículos em 2014, quanto a forma como a população utiliza o transporte, o carro representa 37%, seguido por andar a pé 32%, motocicleta 10%, bicicleta 9%, e 5 % dos deslocamentos são feitos por transportes coletivos”, destaca Gabriel.
O prognóstico mostrou que planejando e executando os benefícios para a cidade, em 2025 haverá uma diminuição de 21% no uso do automóvel, um aumento de 84% na utilização de meios que não são motorizados (a pé e bicicleta) e ainda um aumento de 272% de deslocamentos por meio de transporte público coletivo.
Foi constatado que a principal estratégia para a mobilidade é o investimento em ações que beneficiem o pedestre, a bicicleta e meios de transportes coletivos, tornando assim as cidades mais viáveis, humanas, seguras e saudáveis. Como propostas para solucionar os problemas de mobilidade urbana, seis principais eixos deverão ser investidos, sendo eles: Acessibilidade, Cicloviário, Transporte Coletivo, Transportes Individuais, Planejamento e Gestão, e Sistema Viário. A partir da audiência pública, o PlanMob de Bombinhas segue agora para a elaboração do projeto de lei.