O Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) da AMFRI foi apresentado na manhã desta sexta-feira (3), aos prefeitos e vice-prefeitos dos dez municípios que compõem a associação. O arquiteto e urbanista da empresa Le Padron, contratada pela associação para elaboração do documento, Gabriel Guilherme Gollnick mostrou o relatório compactado do plano. O encontro realizado na sede da AMFRI, ainda foi aproveitado para os prefeitos assinarem o termo de cooperação do COGEMFRI (Colegiado de Gestão em Educação dos Municípios da Região).
O arquiteto e urbanista da Le Padron apontou que a pesquisa domiciliar de origem e destino realizada nos dez municípios teve 8.240 participantes. Ao todo foram promovidas 27 consultas públicas que reuniram 742 pessoas e resultaram em 1.410 propostas.
Pensando principalmente em elevar a qualidade de vida e a competitividade econômica da região, além dos planos municipais de cada uma das dez cidades da AMFRI, foi elaborado um Plano Regional de Mobilidade Integrada. “Este plano é uma oportunidade de pensar de forma organizada nossa importante região que conta com mais de 650 mil habitantes em espaço aproximado de 60km”, destaca Gabriel.
Como os dados da Leitura Socioespacial e do Diagnóstico da Mobilidade Urbana já foram mostrados em assembleia no ano passado, desta vez foi apresentado o prognóstico, os estudos de projeção da demanda, os objetivos, metas e ações estratégicas.
A estratégia para o modelo de urbanização é tornar a cidade mais compacta, reduzindo os deslocamentos e aproximando a população de suas necessidades. Para alcançar estas estratégias é necessário construir ambientes para as pessoas com espaços humanizados, tendo mais investimento em passeios e calçadas, arborização, contando ainda com ruas completas onde ha sinalização clara e orientada ao pedestre, mobiliário urbano útil, acessibilidade universal, e travessias seguras, tornando assim as vias locais de convivência.
O presidente da AMFRI e prefeito de Navegantes, Roberto Carlos de Souza, em nome de todo os prefeitos da região, parabenizou a LePadron e AMFRI pela elaboração dos planos. Audiências públicas municipais para a população conhecer e aprovar o PlanMob já foram promovidas nos meses anteriores e até o final de junho todos os municípios já terão realizado. Após esta etapa será elaborada a minuta de lei de cada cidade que deverá ser entregue ao Executivo Municipal.