You are currently viewing Representantes do GT de Educação Especial realizam apresentações da área

Representantes do GT de Educação Especial realizam apresentações da área

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

No dia 7 junho o GT de Educação Especial esteve reunido na sede da AMFRI. A 5ª reunião ordinária de 2016 do GT teve como pauta as apresentações realizadas pelos representantes municipais. Além disso, o grupo estabeleceu e dividiu as tarefas para iniciar a produção escrita do material referente à “Política Microrregional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”.

Representantes de Itajaí abordaram os programas e ações de apoio ao desenvolvimento inclusivo dos sistemas de ensino. Penha tratou de explicitar as orientações nacionais referentes à atuação e organização dos Centros de Atendimento Educacional Especializado na perspectiva da educação inclusiva, e Porto Belo apresentou a Política Nacional de Educação Especial e sua operacionalização pelos sistemas de ensino. Ao final de cada explanação o grupo debateu sobre os temas.

Iniciando a produção escrita da Política Microrregional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, as tarefas foram estabelecidas e divididas. Estão entres os temas que serão abordados: osprincípios da Educação Inclusiva, atribuições de cada profissional envolvido no AEE, orientações sobre adequação curricular, sala de recursos multifuncionais,Escolas Especiais, Centros de Atendimento Pedagógico e ações intersetoriais. O GT ainda debaterá sobre como pode ser feito o processo de avaliação do aluno com deficiência na escola regular.

O próximo encontro do grupo acontece no dia 11 de julho. Na ocasião, Navegantes irá expor uma compilação daPolítica Estadual de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, e Itapema falou sobre osprofissionais de apoio para alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento. As representantes de Luiz Alves mostrarão a redação e avaliação técnica do indicador relativa ao cumprimento da Meta 4 prevista no Plano Nacional de Educação (PNE).

No mesmo dia, Ilhota terá como assunto as orientações aos sistemas de ensino visando ao cumprimento do artigo 7° da Lei n° 12764/2012, Bombinhas as orientações para a institucionalização na escola da Oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE em salas de recursos multifuncionais e Camboriú apresentará as altas habilidades/superdotação e implementação da educação bilíngue.