Nesta terça-feira (21), a sede da AMFRI foi palco da 6ª Conferência Municipal das Cidades de Itajaí que teve como tema a “Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”. O encontro que aconteceu durante todo o dia, contou a participação da sociedade civil e poder público. A Conferência é um espaço de diálogo entre o Governo e a Sociedade que busca levantar soluções para os problemas causados pela grande ocupação da área urbana e assim planejar a cidade onde queremos viver.
No período da manhã, a abertura do evento contou com a participação do Prefeito de Itajaí, Jandir Bellini. Em seguida foram realizadas duas palestras sobre o tema “Itajaí e a função social da Cidade e da Propriedade” que foram conduzidas por profissionais de renome na área, o professor de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, Samuel Steiner dos Santos e o professor de Oceanografia da Univali e também geógrafo, Marcos Polette.
Já o período vespertino foi dedicado a debates divididos em grupos temáticos. O Grupo I tratou do Brasil Urbano a cidade que temos e a cidade que queremos, o Grupo II discutiu sobre a função social da cidade e da propriedade e o Grupo III sobre o plano diretor. Os grupos apresentaram na plenária três propostas que serão encaminhadas a Conferência Estadual que acontece em 2017. Após a apresentação foram eleitos nove delegados titulares e nove suplentes para representarem Itajaí na etapa estadual da ConCidades. A promoção da 6ª Conferência das Cidades de Itajaí foi de seu Conselho Municipal de Gestão e Desenvolvimento Territorial com o apoio da AMFRI.
A Conferência Municipal oportunizou um momento para pensar sobre os diferentes agentes presentes na cidade, seus interesses, suas identidades e seus conflitos, e neste contexto, o que precisa ser feito para promover a função social da cidade. Os participantes debateram sobre os desafios a serem superados para alcançar as cidades que queremos e podemos construir, achando soluções viáveis, pactuadas e compatíveis com suas dinâmicas sociais, econômicas e políticas.