Nesta segunda e terça-feira (18 e 19/7), 66 pessoas entre Trabalhadores do SUAS, equipes da Proteção Social Básica, Gestores e Conselheiros Municipais participaram do Curso sobre a Metodologia de Trabalho com Famílias na Proteção Social Básica. O curso foi realizado na sede da AMFRI, sendo promovido pela associação em parceria com a Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM.
Nos dois dias a consultora no processo de implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Abigail Silvestre Torres, atuou com o objetivo de preparar as equipes da Proteção Social Básica no trabalho social com as famílias atendidas pelos serviços socioassistenciais. Entre os temas tratados estiveram a concepção de família, a segurança de convívio, vulnerabilidade social, convivência e fortalecimento de vínculos.
Conforme explica Abigail o curso teve como base exercícios sobre os modos e estratégias de reconhecer as demandas na política pública de Proteção Social Básica. “Na segunda-feira olhamos como diagnosticar os problemas que a assistência deve atender. Já na terça, as atividades foram voltadas para como fazer o atendimento, tornando-o mais humanizado, e quais instrumentos e processos estão disponíveis para este trabalho”.
O encontro ainda buscou discutir a politica e buscar qualificar o trabalho, tendo uma intervenção e estratégias profissional e técnica. A mestre e doutora em Serviço Social, além de palestrante foi facilitadora realizando atividades em grupo buscando a interação entre municípios, troca de experiências e ampliar conhecimentos. Representantes de Corupá, Ilhota, Navegantes, Balneário Piçarras, Porto Belo Camboriú, Luiz Alves, Itapema, Bombinhas, Itajaí e Canelinha participaram do curso.