Já imaginou a sua cidade com diversas opções de transporte público, menos carros circulando e mais bicicletas? Este cenário é um desafio a longo prazo, mas que já está sendo traçado pela equipe do projetoInovAMFRI. O estudo para melhorar a mobilidade urbana regional busca o envolvimento da comunidade e dos municípios integrantes da Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI).
Na última semana, o InovAMFRI promoveu o curso “Case de Mobilidade Urbana da Cidade de Barcelona”, na Univali de Balneário Camboriú. Manuel Herce, engenheiro espanhol, professor da Universidade Politécnica da Catalunha e codiretor do Programa de Gestão da Cidade da Universidade Aberta de Catalunha, esteve à frente das discussões. Com 40 anos de experiência na área e com a autoria de 10 livros relacionados ao tema, Manuel apontou os desafios e o que pode ser aplicado no contexto local.
Em junho uma comitiva do projeto esteve em Portland, nos Estados Unidos, onde conheceu o sistema público de transporte da cidade americana. Ter contato e compreender o sistema de outros países são maneiras de avaliar o que pode ser aplicado ao plano de mobilidade regional. “O grupo de estudos do InovAMFRI pretende melhorar o sistema público de transporte e a qualidade de vida da região a partir dos exemplos internacionais. A ideia é criar subsídios com o que se faz de melhor no mundo”, reforça o gerente do projeto, João Luiz Demantova.
O InovAMFRIpretende entregar nos primeiros meses de 2017 os resultados dos estudos do Plano de Mobilidade Urbana Integrada. Além deste quesito, o projeto prevê ações de desenvolvimento econômico e qualificação da gestão pública municipal com foco na criação de empregos de qualidade.