A assembleia geral de Prefeitos realizada na sede da AMFRI na última sexta-feira (29) contou com importantes temas em pauta. Entre eles a apresentação de proposta sobre aplicação de asfalto instantâneo da empresa Único Asfaltos e o relato da Presidente da Federação Catarinense de Municípios e Prefeita de Camboriú, Luzia Lourdes Coppi Mathias sobre as ações da FECAM.
O representante da empresa Único Asfaltos, Marcos Rossi apresentou a proposta sobre aplicação de asfalto instantâneo. Segundo ele, o produto é um concreto betuminoso usinado á quente, que pode ser utilizado frio, o que permite a aplicação do asfalto mesmo nas condições mais adversas, como chuvas ou calor extremo. “Estão entre as vantagens do nosso produto a aplicação rápida e fácil, é reutilizável, podendo ser estocável durante 24 meses, permite a liberação imediata do trânsito e é perfeito para pequenas obras, como tapar buracos ou fazer reparos”, destacou Marcos. Cada prefeito irá verificar a possibilidade de aderir ao produto para ser utilizado em seu município.
Em seguida a Prefeita de Camboriú e Presidente da Federação Catarinense de Municípios, Luzia Lourdes Coppi Mathias explanou sobre as ações da FECAM. Luzia informou que o governo federal tem repassado os recursos em dia, mas que infelizmente o Estado tem atrasado os repasses constantemente aos municípios. Falou também da conquista junto a FECAM sobre o transporte escolar, sendo que as parcelas do Estado estavam muito atrasadas e com a mobilização feita com as associações de municípios conseguiram êxito.
Também foi tratado neste encontro sobre o Projeto de Lei Complementar que institui a criação das regiões metropolitanas. Nesta lei a Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí não contempla os municípios de Ilhota e Luiz Alves, assim os prefeitos farão um movimento para trazer esses municípios conforme a composição da AMFRI. Inclusive falaram dos projetos que estão sendo desenvolvidos como o InovAMFRI, e tendo essa divisão os municípios poderão ser “prejudicados”. Pensando em solucionar esta questão os prefeitos irão agendar uma audiência com o Presidente da ALESC (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina).