O eixo do desenvolvimento do projeto InovAMFRI está na pauta da semana com a vinda de representantes da empresa Surbana Jurong para apresentação do diagnóstico de vocação mercadológica, quesito necessário à implantação do Distrito Tecnológico da Amfri. O encontro será na sede da entidade, a partir das 8h30min de segunda-feira (29/8).
De acordo com o gerente do projeto, João Luiz Demantova, para chegar à implantação do distrito serão realizados diferentes estudos: o diagnóstico da vocação e do segmento tecnológico mais adequado à região; o plano estrutural da região com a análise da infraestrutura regional que dará suporte ao distrito; o plano diretor propriamente dito, com a ocupação territorial da área no Bairro Itaipava, em Itajaí; e o plano conceitual da incorporação do espaço.
A empresa Surbana Jurong é responsável pela modernização de Cingapura. Foi escolhida num processo de concorrência que levou em consideração a melhor técnica e o melhor valor. Ela está entre as 10 maiores empresas do mundo em desenvolvimento de planos macro para o crescimento sustentável.
O exemplo implantado em Cingapura, hoje um gigante asiático, já foi replicado em diferentes partes do mundo, como em centros tecnológicos da Rússia e Índia, por exemplo. Os representantes da empresa estiveram no Brasil há cerca de dois meses para coleta dos dados e agora apresentarão à equipe técnica do InovAMFRI que dará parecer ao projeto. Se aprovado, o material será levado ao conselho gestor que dará a avaliação final.
Além do diagnóstico vocacional da região, a Surbana Jurong também mostrará um rascunho inicial do plano estrutural e o plano master para ocupação do Distrito Tecnológico. Além das reuniões, o cronograma da semana será de visitas técnicas regionais.