Após dez etapas divididas nos eixos de planejamento e organização, pesquisas, consultas e estudos, e concepções e legislação, os Planos Municipais de Mobilidade Urbana dos dez municípios da região foram concluídos e entregues. Prefeitos, gestores e secretários receberam na manhã desta segunda-feira (29) o PlanMob das mãos do Presidente da AMFRI e prefeito de Navegantes, Roberto Carlos de Souza e do diretor da empresa LePadron (responsável pela elaboração do material) Sergio Gollnick.
Dentro do diagnóstico foram realizadas em todos os municípios da AMFRI na fase de Consultas Públicas, 26 reuniões com 742 cidadãos participantes produzindo 1.410 propostas, já nas Audiências Públicas participaram 492 cidadãos. Na fase da Pesquisa Domiciliar de Origem e Destino foram 8.240 pessoas entrevistadas, e nesse balanço se constatou que 43% dos deslocamentos são feitos por automóvel, seguido de 26% a pé, enquanto 12% das pessoas se movem por moto, 11% usando bicicleta e 6% ônibus. Na proposição ideal é preciso diminuir o uso dos meios de transporte individuais motorizados, sendo o carro e a moto, e incentivar o uso dos meios de transporte coletivos como o ônibus.
A principal proposta de estratégia é tornar a cidade mais compacta, reduzindo os deslocamentos, aproximando a população de suas necessidades e assim incentivando a utilizar mais a bicicleta ou até mesmo a ir a pé. “Para alcançar esta estratégia é necessário construir ambientes mais humanizados, tendo mais investimento em passeios e calçadas, ruas completas onde há sinalização clara e orientada ao pedestre, acessibilidade universal, e travessias seguras”, enfatiza o arquiteto da LePadron, Gabriel Gollnick.
O Plano Regional de Mobilidade Urbana também foi entregue e apresentado resumidamente. Estre as propostas estiveram: à abertura de vias entre as cidades, estruturando vias de ligações intermunicipais; a implantação de um arco metropolitano, que seria uma estrada paralela a BR 101 ao qual serviria para desviar o tráfego regional de cargas; e a consolidação de um transporte coletivo regional transitando desde Bombinhas até Balneário Piçarras, integrado ao sistema de transporte urbano.
O diretor da empresa LePadron, Sergio Gollnick ainda apontou que está entre as principais demandas a criação de um sistema de integração das operações do transporte coletivo urbano entre municípios formando uma rede de integração, a ampliação e melhorias no aeroporto internacional de Navegantes, o novo acesso para o município de Bombinhas, e um túnel imerso no Rio Itajaí-Açu ligando Itajaí a Navegantes. O evento também contou com a presença dos prefeitos Daniel Chistian Bossi (Ilhota) e Jandir Bellini (Itajaí), representantes de entidades, empresas, comunidade e imprensa.