Gestores, secretários e técnicos de diversas áreas da gestão pública da região compareceram na Oficina sobre Captação de Recursos, realizada nesta quinta-feira (15). A promoção foi do Colegiado de Gestão em Educação da Região da Foz do Rio Itajaí (CoGemfri) em parceria com seus apoiadores institucionais, Instituto Positivo e AMFRI.
O Diretor Executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), mestre e bacharel em administração pública, João Paulo Vergueiro palestrou durante todo o dia no auditório da Secretaria de Educação de Itajaí. Integrou o conteúdo debatido, conceito, princípios e possibilidades de captação de recursos junto a vários setores tanto nacionais como internacionais, além das possibilidades de captação junto a pessoas físicas.
A partir dos temas discutidos, o palestrante indicou os requisitos e técnicas como editais e parcerias púbico-privadas, para que os profissionais dos municípios consigam estruturar seus projetos. “O objetivo foi contribuir com o processo de mobilizar doações para causas e projeto, em especial o do CoGemfri que trata sobre a aquisição de lousas digitais para instituições de ensino”.
Ainda foram abordadas as formas, fontes e a necessidade da elaboração de Planos de Captação de Recursos que determinem processos que visem à transparência, que definam as estratégias e que determinem cronogramas. Também foi frisado que é importante envolver a comunidade com a causa, a empoderando do projeto, qualificando a mobilização da população de toda região para contribuírem.