Na manhã desta quinta-feira (6), foi realizada a 3ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo do projeto da InovAMFRI, em Florianópolis. Prefeitos da região da Foz do Itajaí, atuais, reeleitos, e os novos eleitos no último domingo participaram do encontro. O presidente do Conselho Consultivo do InovAmfri, Paulo Bornhausen conduziu a apresentação sobre a atual fase do projeto, as últimas ações e um resumo do Diagnóstico Econômico Regional.
Também estavam presentes o Presidente da AMFRI e Prefeito de Navegantes, Roberto Carlos de Souza, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, e o secretário de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Gaspar Laus. O Presidente da AMFRI aproveitou a oportunidade para articular com os prefeitos uma ida a Brasília em buscas de recursos para os municípios da região.
Uma excelente notícia para os municípios foi à volta de Balneário Camboriú como associada à AMFRI, fato já firmado com o prefeito eleito Fabrício Oliveira que estava presente no encontro. “Hoje, Balneário é a única cidade que não recebeu o Plano de Mobilidade Urbana porque não compõe a Associação dos Municípios. É nesse sentido, que reforço a importância e o compromisso de Balneário Camboriú retornar a AMFRI, para avançar nas discussões regionais, imprescindíveis para o desenvolvimento econômico integrado e sustentável dos municípios”, destacou o futuro prefeito.
InovAMFRI: Tem como principal objetivo planejar o desenvolvimento econômico e social da região da Foz do Rio Itajaí de forma sustentável e com base na inovação. O projeto está dividido em três eixos principais tratam do desenvolvimento econômico, da qualificação da gestão pública e da mobilidade urbana. As reuniões com o conselho consultivo servem para ajustar o planejamento que prevê o crescimento, nos próximos 30 anos, com uma projeção de que a região dobre de tamanho, alcançando uma população de um milhão de habitantes.