You are currently viewing Primeiro encontro do Roteiro Cultural da Costa Verde & Mar acontece em Itapema

Primeiro encontro do Roteiro Cultural da Costa Verde & Mar acontece em Itapema

Na última sexta-feira, dia 21 de outubro, o Mercado Público de Itapema recebeu o Primeiro Encontro do Roteiro Cultural. A atividade contou com representantes do Sebrae, da AMFRI, da Fundação Municipal de Cultura de Itapema (FMCI), da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, além dos representantes de diversos pontos do roteiro na cidade.

Para abrir a atividade, o consultor empresarial do Sebrae, Celso Pirmann, fez uma pequena palestra sobre a importância do bom atendimento aos turistas, sobre a necessidade de interdependência. “Estamos muito dependentes das situações como a temporada do verão, situação climática e até a economia. É preciso pensar projetos estratégicos e ações como profissionalismo no atendimento, diferenciais competitivos”, explicou Celso Pirmann.

Em seguida, a coordenadora do Colegiado de Cultura da AMFRI, Jeanete Fagundes, presentou o roteiro turístico cultural da Costa Verde e Mar. A superintendente da Fundação Municipal de Cultura de Itapema (FMCI), Gisele Mafra Mendes, e a técnica em Turismo, Neli Coimbra, mostraram os pontos turísticos da cidade e apresentaram o Projeto Culturando que visa apresentar, aos alunos da Rede Municipal de Ensino e usuários das UBS da cidade, os pontos do Roteiro de Itapema.

No final do evento, os representantes dos pontos do Roteiro Cultural da cidade receberam materiais para a divulgação da Costa Verde e Mar. Logo depois, o Projeto Bandas e Fanfarras realizou uma apresentação musical. “Foi uma tarde muito produtiva. Tenho certeza que todos saíram inspirados e com ainda mais vontade de incentivar o turismo na cidade e a visitação dos pontos do nosso Roteiro Cultural”, afirma Gisele.

O roteiro: A proposta começou a ser elaborada em 2014, quando os membros do Colegiado de Turismo e de Cultura da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) visitaram as cidades e elaboraram o roteiro. Placas de sinalização foram colocadas nos pontos, e mapas estão disponíveis, gratuitamente, na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico para quem quiser percorrer pelas localidades.