Na semana passada os gestores da Região Sul (PR/RS/SC) estiveram participando do Seminário Novos Gestores promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Os prefeitos dos municípios da AMFRI aproveitaram a oportunidade de estarem na capital federal para se reunir com o Gerente Macrorregional, Luiz Fernando R. Montenegro e dialogar sobre as prioridades a serem desenvolvidas na região da Foz do Rio Itajaí.
Ana Paula da Silva – Prefeita reeleita de Bombinhas, Luzia Coppi Mathias – atual Prefeita de Camboriú, Volnei Morastoni – Prefeito eleito de Itajaí, Erico de Oliveira (Dida) – Prefeito eleito de Ilhota, Marcos Pedro Veber- Prefeito eleito de Luiz Alves, Aquiles Costa – Prefeito eleito de Penha, Emerson Stein – Prefeito eleito de Porto Belo, entre outros representantes da região, como o secretário executivo da AMFRI, Célio José Bernardino e o atual Secretário de Governo de Navegantes, Cassiano Weiss, integraram a comitiva.
Parlamentares de Santa Catarina participam de reunião com prefeitos 2017-2020
O encontro de prefeitos de Santa Catarina com parlamentares do Estado ocorreu no dia 8 de novembro. A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) convidou todos os integrantes da bancada no Congresso Nacional, mas apenas o senador Dalirio Beber e os deputados federais Celso Maldaner e Décio Lima atenderam ao chamado. Além deles, a deputada estadual Dirce Heiderscheidt também compareceu a reunião paralela à programação do Seminário Novos Gestores.
A presidente da Fecam, Luzia Coppi Mathias, convocou os prefeitos a participarem da reunião. Em seguida a pauta de reivindicação municipalista foi entregue aos presentes, e eles se comprometeram com o trabalho em favor do municipalismo. “Nós estamos aqui solicitando atenção à pauta municipalista e atenção aos atrasos que o governo federal vem tendo com os Municípios de Santa Catarina, principalmente da área de Saúde – quase R$ 60 milhões”, informou a presidente da Fecam.
Atendimento: Em relação às reivindicações, o deputado Maldaner, reforçou que estão recebendo uma pauta, e se comprometem com as possibilidades de atender a mesma. Já, o senador Dalirio destacou que é hora de união. “Nós temos o desafio de fazer acontecer, em cada uma das cidades de Santa Catarina, aquilo que é desejo da população”, destacou o senador. Por fim, o deputado Décio Lima solicitou otimismo, e disse que essa é única forma de enfrentar as tempestades do calvário duro, embora honroso, de ser prefeito. Ele aconselhou os gestores a fazerem o dever de casa, e a sempre que possível comparecer em Brasília.
Prejuízos: A deputada estadual solicitou compromisso para evitar que a Proposta de Emenda à Constituição Estadual (PEC) 64/2010 seja aprovada. O texto estende a obrigação da publicação em jornais de circulação local, e pode causar prejuízos de mais de R$ 100 milhões aos Municípios. Dirce Heiderscheidt informou que já entrou em contato com a Assembleia Legislativa, solicitando a retirada da matéria da pauta de votações do dia. Ela também reafirmou o compromisso com a causa municipalista.