O GT (Grupo de Trabalho), composto pelas equipes dos CRAS – Centros de Referência da Assistência Social da região, se reuniu na última segunda-feira (21). Na terça-feira (22) foi à vez do GT composto pelas equipes dos CREAS – Centros de Referência Especializado de Assistência Social. Ambos os grupos encerraram suas atividades de 2016.
Representantes dos CRAS de Camboriú, Itapema e de Itajaí (Nossa Senhora das Graças) apresentaram seus trabalhos desenvolvidos de acordo com seu território e compartilharam experiências. Na última reunião do ano o destaque das pautas das duas reuniões foi o planejamento para 2017. A assistente social da AMFRI, Neuza Bottega conta que ambos os grupos definiram como prioridades fazer capacitações, visitas técnicas, campanhas regionais e pactuação da rede.
Conforme explica a psicóloga do CREAS de Bombinhas, Renata Serpa, os participantes listaram os temas em que há demanda e são necessários serem estudados. “A negligência, a alienação parental, a violência contra mulheres e crianças, e o serviço a moradores de rua são algumas questões que precisamos dar ainda mais atenção no próximo ano”.
Tanto o grupo de trabalho do CRAS quanto o do CREAS pretendem continuar promovendo reuniões mensais oportunizando a troca de experiência entre os municípios sobre o trabalho técnico desenvolvido nos centros de referência. Por unânimidade todos acreditam que é uma ação necessária porque fortalece muito o trabalho dos envolvidos e oportuniza um momento de estudo.