O Colegiado de Contadores Públicos Municipais (CCPM) se reuniu nesta quarta-feira, dia 23 de novembro, na sede da AMFRI. A pauta do grupo contou com importantes temas ligados a contabilidade pública, entre eles o comunicado do TCE sobre o Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-Sfinge) e o detalhamento de elementos da despesa para 2017.
Também pensando no próximo ano os contadores trataram sobre a transição de mandato e demonstraram preocupação sobre os gestores estarem preparados com corpo técnico capacitado. “Cada vez as exigências são maiores e as cobranças mudam, nos preocupamos se os gestores tem o domínio dessas alterações e vemos que é imprescindível o corpo técnico estar capacitado para realizar bem seu trabalho”, enfatiza Everaldo Izaú Desidério, presidente do colegiado e contador do município de Itajaí.
Ainda foi abordado pelo grupo a Emenda Constitucional n° 93 de 8 de Setembro de 2016 e o decreto nº 1.876/2013 que trata do encerramento do exercício financeiro (Estado). A Norma Brasileira de Contabilidade aplicada ao Setor Público (NBC TSP) Estrutura Conceitual e informações sobre a inscrição de precatórios para pagamento em 2017 também estiveram em debate no Colegiado de Contadores.