Na tarde da última quinta-feira, dia 9, o Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura e Pesca (COSMAP) realizou sua primeira reunião de 2017. A participação de representantes da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri foi um dos destaques. Ainda esteve em pauta o cadastro e digitação da nota fiscal do produtor rural e a apresentação do relatório das atividades desenvolvidas no último ano.
O Gerente Regional da Epagri Itajaí, engenheiro agrônomo Ricardo José Zimmermann de Negreiros e o líder do projeto de políticas públicas para agricultura e pesca, Jorge Tagliari fizeram uma apresentação sobre a Epagri e seus serviços aos novos secretários e técnicos, reforçando que o órgão está à disposição dos municípios. “É de extrema importância darmos continuidade a esta parceria com os integrantes do colegiado, AMFRI e Epagri para trabalhamos juntos as seis principais prioridades da Epagri nos municípios”, enfatiza o Ricardo.
Os principais projetos da Epagri para os próximos anos apresentados ao Colegiado são: a Maricultura, piscicultura e pesca; fruticultura tropical que tem como carro chefe a banana; arroz irrigado; Projeto Gestão e Mercados, onde estão as agroindústrias, o turismo rural e outras atividades; Políticas Públicas e capital social (todos os programas governamentais das esferas Federal e Estadual); cadeia produtiva da olericultura, sendo verduras, mandioca, palmeira real e hortaliças em geral.
Os representantes da Epagri ainda aproveitaram para colocar a estrutura disposição dos municípios e convidar gestores, incluindo prefeitos, secretários, técnicos e diretores de agricultura e pesca, participarem de um evento na manhã do próximo dia 15 de março na Regional de Itajaí.
Em seguida, o assessor de Movimento Econômico da AMFRI, Romário Pereira elucidou os novos secretários sobre o cadastro e digitação da nota fiscal do produtor rural. ANFP-e como é conhecida trata-se de um aplicativo destinado aos produtores primários, inscritos e ativos no cadastro de produtorda Secretaria de Estado da Fazenda e que optaram pela emissão de documentos fiscais eletrônicos. O aplicativo possibilita links diretos para emissão de DARE, do respectivo DANFE, cancelamento da NFA-e, download do arquivo da NF-e autorizada entre outras funções.