O Colegiado de Gestores Municipais de Convênios da AMFRI – CGMC realizou na tarde desta quinta-feira (16), sua primeira reunião de 2017. Entre os temas a apresentação dos novos gestores nomeados neste ano, as estruturas de serviços e assessorias da AMFRI, a assessoria em Projetos e Convênios e a forma de atuação do colegiado.
O Colegiado de Gestores de Convênios da AMFRI é formado por técnicos e secretários municipais das 11 prefeituras que compõem a AMFRI, que realizam a captação, o gerenciamento e também a prestação de contas dos convênios estaduais e federais. No encontro foram definidas as ações para este início de ano, entre elas as capacitações no SIGEF e SICONV, que são os programas estadual e federal de captação e gerenciamento de recursos.
Também será prioridade a construção de um diagnóstico do setor de convênios das prefeituras, para implantação de melhorias; a realização de reuniões técnicas com as GIGOVs – Gerências de Governo da Caixa Econômica Federal e ADRs – Agências de Desenvolvimento Regional de Itajaí e Blumenau, além dos debates para construção dos projetos dos recursos federais 2017, das emendas parlamentares, e do FUNDAM 2 – Fundo de Apoio aos Municípios do Governo do Estado, com uma estimativa de R$700 milhões a serem divididos entre os municípios, para obras de infraestrutura ou aquisição de veículos e equipamentos.
Segundo o Assessor de Projetos e Convênios da AMFRI, Roberto de Souza, o setor de captação de recursos das prefeituras têm grande peso e importância no sucesso das administrações municipais. “Estruturar este setor é ter a garantia de mais recursos, de mais obras e realizações, de agilização dos processos, além de resguardar os prefeitos, com a plena lisura e finalização bem sucedida de todos os projetos”, enfatiza Roberto.