Os membros do Colegiado de Coordenadores Municipais de Defesa Civil (CODEC) da AMFRI elegeram sua nova diretoria na tarde desta quinta-feira (23), na sede associação. A presidência passa a ser ocupada pelo Diretor Operacional de Defesa Civil de Navegantes, Evandro Argenton, seguido pelo Coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Carmo Dias. A responsável pela coordenação do colegiado continua sendo Jeanete Fagundes, representante da AMFRI.
Segundo Argenton o colegiado continuará buscando qualificar cada vez mais os profissionais da Defesa Civil e todos os grupos envolvidos, como as áreas de meio ambiente e segurança pública. “Trabalharemos em nossa gestão para que todos possam contribuir, unindo ainda mais a região. É uma honra ter sido eleito, ainda mais com Itajaí como vice, pois trata-se da cidade melhor estruturada no setor na região, sou grato pela confiança depositada em nós, pois temos um grupo composto principalmente por técnicos o que enriquece ainda mais o colegiado”.
A nova diretoria foi eleita com votação unanime, o coordenador de Itajaí, Carmo Dias também agradeceu a todos os colaboradores do colegiado e falou sobre os objetivos para este ano. “Nosso intuito é fortalecer o colegiado no que tange a proteção e defesa civil na região, exercendo principalmente os cinco elementos essenciais do setor, sendo eles, preparação, prevenção, mitigação, resposta e construção”.
Presidente e vice apontaram que uma das principais bandeiras da gestão será a implantação do PAM (Plano de Ajuda Mutua), o qual permitirá que um município ajude o outro, principalmente em eventos e catástrofes, compartilhando equipamentos e mão-de-obra, humanizando mais a defesa civil e reduzindo a burocratização. O colegiado ainda participou da oficina para auxiliar na elaboração do Plano Plurianual – PPA, conduzida pelo contador da AMFRI, Jean Carlos Coelho, e tratou de outros temas pertinentes a área.