Na manhã desta sexta-feira, dia 28, prefeitos e vices se reuniram na sede da AMFRI para assembleia do mês de abril. Entre os temas em debate esteve a proposta de Plano de Desenvolvimento Regional da Educação a ser desenvolvida entre o CoGemfri e o Ministério da Educação a partir de 2017 aprovado por unanimidade.
Gilmara da Silva, consultora em educação da AMFRI, informou que o Colegiado de Gestão em Educação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí, recebeu a visita de uma representante do Ministério da Educação. O resultado da visita foi tão positivo que o Ministério convidou o CoGemfri para ser o pioneiro no desenvolvimento de um Plano de Desenvolvimento Regional de Educação em parceria com o MEC. Esse plano pretende ser o direcionador da Política Nacional de Desenvolvimento Regional de Educação que o Ministério desenvolverá junto a todos os sistemas de ensino do país.
Para o Plano, o CoGemfri pretende definir ações que atendam as metas nacionais identificadas no PNE, com destaque para as metas: 4 – Educação Especial, 17 e 18 – Planos de Carreira e Remuneração do Magistério, e 10 – Educação de Jovens e Adultos. Há ainda, o interesse de desenvolver ações que atendam também as metas nacionais que tratam da melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, atendimento da demanda, Gestão Escolar e Gestão da Secretaria de Educação. Com a aprovação dos Prefeitos, a próxima reunião do grupo já contará com a presença das diretorias do MEC a fim de iniciar oficialmente o planejamento das ações.
Em seguida o diretor do Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC) Renato Rampineli e o consultor jurídico Giovani Dagostin apresentaram os serviços prestados pelo Instituto e se colocaram a disposição dos prefeitos. O Presidente da Escola de Cães-Guias Helen Keller, Prof. Enio Gomes também apresentou as atividades da entidade no intuito de gerar uma parceria com prefeituras e AMFRI. “O que estiver ao nosso alcance para auxiliar esse belo trabalho iremos fazer”, frisou a Presidente da AMFRI, Ana Paula da Silva.
Outra apresentação realizada tratou de Parcerias Público-Privadas. O Sócio fundador da VG&P Advogados, Luiz Fernando Pereira falou sobre o assunto que envolve licitações, contratos administrativos e na estruturação de programas de infraestrutura, concessão e parcerias público-privadas. A reunião foi encerrada tratando de outros assuntos de interesse da Associação e contando com a presença do secretário da Agência de Desenvolvimento Regional em Itajaí,Edson Renato Dias (Piriquito).