You are currently viewing Colegiado de Agricultura e Pesca debate segurança alimentar e nutricional

Colegiado de Agricultura e Pesca debate segurança alimentar e nutricional

O Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura e Pesca dos municípios da AMFRI, realizou na tarde desta quinta-feira (11) sua reunião mensal na sede da associação. A Reunião contou com a presença do Gerente de Projetos para Alimentação Saudável, Valci Brasil, da Secretaria de Estado da Assistência Social, com a apresentação do Programa do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN.

Brasil apresentou um resumo do programa e a importância dos municípios criarem o Conselho Municipal e o CAISAN  – Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional. Foi informado que será marcada para julho uma capacitação mais detalhada, onde os municípios poderão se adequar ao programa e ter os benefícios como: possibilidade de receber apoio técnico e político para implementação e aperfeiçoamento das políticas de segurança alimentar; facilidade para acompanhar e monitorar os indicadores, programas e orçamento para Segurança Alimentar e Nutricional, possibilidade de maior acesso à alimentação adequada pelos titulares desse direito, entre outros.

Entre outros assuntos, a reunião também teve como tema a portaria 445 do Ministério do Meio Ambiente, que por falta de diálogo com o setor pesqueiro, trará uma série de prejuízos a este importante setor econômico de nossa região. “A Presidente da AMFRI e Prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva, está ciente do problema e engajada conosco para tentarmos resolver este problema, através de agenda com o Ministro de Meio Ambiente em Brasília”, explicou o Presidente do Colegiado Frank Max Marques.

Os membros do colegiado também irão intensificar as capacitações e reuniões técnicas com a EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, do Governo do Estado, para detalhando dos programas, ações e Planos de trabalhos junto a cada município da AMFRI para o ano de 2017, além da capacitação para o CAR – Cadastro Ambiental Rural.