Na manhã desta quinta-feira, dia 18, o Colegiado de Secretários e Técnicos Municipais de Habitação da AMFRI recebeu a Associação para o Desenvolvimento Social e Aperfeiçoamento do Cidadão – Pró Mover. Representantes da entidade habilitada pelo Ministério das Cidades, para apresentar as politicas públicas que executaram em seus 16 anos de atividades.
A associação tem como finalidade estatutária,desenvolver para seus associados projetos de interesse Social, Cultural e Ambiental. Buscando ser parceira dos órgãos na esfera Federal, Estadual e Municipal. Entre os serviços que presta na área da habitação já entregou 1.176 unidades. Possui enfoque na área rural, mas iniciou recentemente construções habitacionais em período urbano, executando um projeto piloto com 23 unidades no município de Braço do Trombudo/SC.
Segundo o Presidente da Pró Mover, Tarcisio Kock, a entidade possui uma cota de 1 mil unidades pelo Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU) do Ministério das Cidades, sendo credenciada no Estado de Santa Catarina, tendo como prioridade atuar no Vale do Itajaí. “O primeiro passo foi dado, recebemos o convite do colegiado, fizemos a apresentação inicial, estamos deixando a disposição da AMFRI parte da cota que temos e a partir de agora vamos começar a agendar com os representantes municipais conversas individuais para planejarmos ações futuras em conjunto”.
A reunião do mês de maio do colegiado ainda contou com um debate sobre a Regularização Fundiária e a Instrução Normativa 18 de 24 de Abril de 2017 que altera a IN 14 referente às regras do Programa Minha Casa Minha Vida com Recursos do Fundo de Desenvolvimento Social (PMCMV FDS – URBANO).