You are currently viewing GMCs planejam o fortalecimento do setor de captação de recursos nas Prefeituras da AMFRI

GMCs planejam o fortalecimento do setor de captação de recursos nas Prefeituras da AMFRI

O Colegiado de Gestores Municipais de Convênios da AMFRI realizou nesta quarta-feira (31/05) sua reunião mensal. Em pauta esteve à avaliação da viagem técnica do colegiado a Brasília, realizada no mês de maio e o grupo constatou também a necessidade de fortalecer e dar maior reconhecimento aos setores e funções dos Gestores Municipais de Convênios (GMCs) nas prefeituras.

O colegiado debateu sobre a necessidade de melhorar as estruturas e o planejamento das ações dos Setores de Captação de Recursos das Prefeituras. A ideia do colegiado é formar uma comissão entre os membros das 11 prefeituras para um estudo e planejamento regional, buscando a padronização e desburocratização de procedimentos, otimizando tempo para busca de novos recursos, além de uma maior valorização do papel fundamental que este profissional exerce dentro da Prefeitura.

 “O colegiado está de parabéns pela iniciativa, pois fortalecer o papel e a função dos GMCs é primordial para que haja êxito nos projetos e obras das administrações municipais”, enfatiza o Presidente do Colegiado e Gestor de Convênios de Penha, Jaylon Jander da Silva.

Já a viagem a Brasília/DF foi avaliada como muito positiva, pois as reuniões agendadas nos ministérios e com as assessorias parlamentares serviram pra estreitar laços e agilizar a aprovação de projetos e a liberação de recursos aos municípios da AMFRI.  Os GMCs também tiverem a oportunidade de acompanhar palestras sobre a Rede Siconv – Portal de Convênios do Governo Federal e a nova Portaria Interministerial 424/2016 que trouxe significativas mudanças nos procedimentos de captação e gerenciamento de convênios federais.

Os membros do colegiado também debateram sobre as capacitações realizadas pelas Gerências de Governo (GIGOVs) da Caixa Econômica Federal, que administram a maioria dos recursos federais repassados aos municípios. A avaliação foi positiva, mas serão solicitadas novas oficinas técnicas específicas, sobre todos os procedimentos desde a captação de recursos, gerenciamento de convênios e prestação de contas.