Um encontro do Colegiado de Secretários e Técnicos Municipais de Habitação da AMFRI aconteceu na última quarta-feira (14) e foi definido que o grupo se reunirá com o Secretário de Estado, Geraldo Comin. O objetivo da reunião será sanar as dúvidas sobre o processo adotado pelo Estado no âmbito da Regularização Fundiária.
O colegiado tem o conhecimento do Programa Lar legal e para que tenha subsídios de discussão e conhecimento torna-se necessário conhecer todos os programas implantados sobre o tema. Os integrantes do colegiado destacaram a importância dessa reunião para o aprimoramento de todos.
Outra questão debatida foi em relação ao Programa Federal Cartão Reforma. Todos concordaram que há muitos questionamentos e poucas informações sobre como será a execução do mesmo em âmbito municipal. Orientações foram solicitadas a Caixa Econômica Federal que pediu que aguardassem, pois também possuem poucas informações. O colegiado ainda foi orientado sobre a importância de cada secretário/diretor de habitação trabalhar em rede principalmente com a assistência social.
A importância de verificar como está a situação dos conselhos, reuniões com os responsáveis pelo CADUNICO, Fundo, Aluguel Social e as leis de criação das secretarias, departamentos também esteve em pauta. Para que a política de “Habitação” tenha visibilidade é necessário legaliza-la e ou atualizada de acordo com as normativas vigentes.