O Colegiado de Proteção e Defesa Civil se reuniu na última terça-feira (27) na sede da AMFRI. No encontro os municípios elencaram suas necessidades e prioridades, para que possa ser realizado um Plano Estratégico para desenvolvimento dos trabalhos de Mapeamentos das Áreas de Perigo e Risco que serão realizados por um Geólogo na região da AMFRI.
No mesmo encontro foi realizado um treinamento simples sobre a importância de utilização do Sistema Integrado de Informação Sobre Desastre – S2ID, inclusive para a inserção de ocorrências simples más que geram estatística de eventos adversos para o município. Os integrantes do colegiado acordaram que até o próximo mês todos os municípios terão seus projetos de lei do Plano de Auxílio Mútuo- PAM encaminhados para suas respectivas Câmaras de Vereadores.
O grupo também tratou da organização de eventos da área para os próximos meses. O 2° Seminário Regional de Proteção e Defesa Civil: a gente não pode mudar o passado, mas pode prevenir o futuro, acontecerá no dia 25 de agosto no auditório da associação. O objetivo principal do Seminário é sensibilizar os gestores públicos municipais e os profissionais da área de proteção defesa civil, assistência social, saúde, educação, psicologia, direito e áreas afins sobre a gestão de risco de desastre, visando aumentar a resiliência local e minimizar os danos e prejuízos.
Dando prosseguimento aos trabalhos na região, a Secretaria de Estado da Defesa Civil – SDC, em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, realizará a Oficina Regional da Defesa Civil de Santa Catarina: preparação para desastres nos dias 28 e 29/08, também no auditório da AMFRI. O objetivo principal da Oficina é a elaboração do Plano de Contingência do Município, Plano Comunitário e NUPDECS (Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil) e o Plano Emergencial Familiar, na qual estarão participando os integrantes da Regional de Proteção e Defesa Civil de Itajaí.