Teve início nesta segunda-feira, dia 7 de agosto, a Capacitação em Licenciamento e Fiscalização Ambiental que contará com duração de 5 semanas distribuídas em 10 encontros. Capacitar cerca de 60 gestores e técnicos municipais para a implantação e execução das ações de fiscalização e licenciamento ambiental nos municípios é o principal objetivo do evento realizada no auditório da AMFRI.
Além do dia 7, os encontros acontecem em 8, 14, 15, 21 e 22 de agosto, e 4,5, 11 e 12 de setembro, totalizando 40 horas/aula. O Colegiado de Meio Ambiente identificou a necessidade da promoção da capacitação sobre o tema e com o apoio da AMFRI está promovendo, já a coordenação geral está sob a responsabilidade do Sistema de Ensino Sinergia, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Estudos Inovações Ambientais e Sustentabilidade – IDEIAS.
Para a Presidente do Colegiado de Meio Ambiente da AMFRI e superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Navegantes, Cláudia Angioletti, explica que o grupo buscou diagnosticou a demanda nos municípios e foi atrás da qualificação. “Vimos que os técnicos e gestores têm dúvidas e esperamos sana-las, o primeiro dia foi muito produtivo e esclarecedor, além de percebemos que temos dúvidas em comum na região, principalmente as com relação a licenciamentos que envolvem mais de um município”.
A capacitação é composta por quatro unidades, sendo elas, Introdução ao Licenciamento Ambiental, a Análise do Processo de Licenciamento pelas Fundações Municipais, Responsabilidade Ambiental e a Responsabilidade Administrativa: o Papel do Poder Executivo na Proteção do Meio Ambiente. Além do conteúdo, os encontros possibilitam a troca de práticas, saberes e experiências.