De terça (15) até esta quinta-feira (17) aconteceu em Florianópolis, o III Encontro Estadual de Gestores Municipais de Convênios, promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM. O evento reuniu mais de 300 profissionais, entre gestores de projetos, engenheiros e arquitetos, que atuam nos setores de captação de recursos e execução de obras públicas. Na manhã do dia 16, a prefeita de Bombinhas e presidente da AMFRI, Ana Paula da Silva, participou palestrando sobre o exemplo de Bombinhas e apresentando o Projeto Inovamfri.
“A captação de recursos depende muito da ousadia da equipe. Em Bombinhas temos aprendido com erros e acertos e somamos forças para conseguir os recursos para obras de infraestrutura fundamentais. A nossa gestão faz questão”, enfatizou a Prefeita Paulinha. Bombinhas vem se destacando cada vez mais no Estado e por isso recentemente recebeu o Prêmio Município Sustentável.
Tratando do InovAmfri, foi explicado brevemente o projeto e seus objetivos. Prioriza a definição de três eixos: Desenvolvimento Econômico Regional; Qualificação da Gestão Pública Municipal; e Mobilidade Urbana Regional. Também esta no projeto à construção de um Distrito de Inovação, com 3,5 hectares de área residencial, 3,3 hectares de área comercial, centros de convivência, com potencial para gerar 22 mil empregos.
O gerente do Projeto, João Luiz Demantova, falou sobre os benefícios da integração regional. “Iniciamos o InovAmfri em 2015 e com isso já temos uma precisão efetiva na qualidade dos serviços e percebemos melhoria no desenvolvimento econômico, com o aumento da geração de empregos na região”, enfatizou.
Representantes da técnica da AMFRI e do Colegiado de GMCs da associação também participaram do evento. O assessor de projetos, Roberto de Souza, ainda mediou à palestra com a participação do Ministério Planejamento. O encontro contou com o apoio das Associações de Municípios, da Caixa Econômica Federal, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina – CREAS/SC, do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina.