You are currently viewing Seminário da Defesa Civil mobiliza região tratando da prevenção

Seminário da Defesa Civil mobiliza região tratando da prevenção

Exatamente 97 pessoas trataram do tema “A Gente Não Pode Mudar O Passado, Mas Pode Prevenir O Futuro”, no 2º Seminário Regional da Defesa Civil de Santa Catarina. O evento aconteceu no auditório da AMFRI nesta quinta-feira, dia 24 de agosto. O objetivo foi sensibilizar os gestores públicos municipais e os profissionais da área de defesa civil e afins sobre a gestão de risco e desastres, visando aumentar a resiliência local e minimizar os efeitos adversos dos desastres.

Rodrigo Moratelli, Secretário de Estado da Defesa Civil, Evandro Argenton, Presidente do Colegiado de Coordenadores Municipais de Defesa Civil da AMFRI e Diretor Operacional de Defesa Civil de Navegantes e Eliezer Cardoso, Coordenador da Defesa Civil Regional de Itajaí – COREDEC fizeram a abertura do seminário, incentivando os participantes a aproveitarem o momento e esclarecem suas dúvidas. Em seguida quatro temas foram apresentados pelo Secretário de Estado e a Diretoria de Prevenção e Respostas.

Secretários, vereadores, coordenadores, agentes e técnicos da defesa civil e outras áreas envolvidas foram apresentados a politica nacional e o sistema integrado de proteção e defesa civil dentro das três esferas municipal, estadual e federal. A nova gestão 2017-2020 também conheceu como está estruturado o Estado, desde a formação da secretaria de Estado de Defesa Civil e as principais ações que ela vem desenvolvendo a partir de um plano de ação que iniciou em 2013 e vai até 2024.

O Coordenador da Defesa Civil Regional de Itajaí, Eliezer Cardoso, ainda explica que o seminário tratou-se de uma preparação para as oficinas regionais dos dias 28 e 29 de setembro que vão tratar da preparação para desastres e que as inscrições ainda estão disponíveis no site da AMFRI. “Uma introdução para que os coordenadores e suas equipes realmente entendam como funciona o sistema como um todo foi feita, e agora nas oficinas esperamos que consigam melhor formatar um plano de contingência do seu município, um plano estratégico para implantação dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil Comunitários e até chegar a um Plano Familiar da área”.

O evento foi considerado um sucesso por unanimidade reunindo quase 100 pessoas que é a lotação máxima do auditório da associação. Além de estarem presentes durante todo o dia, o público esteve engajado e interessado, mostrando que realmente foi muito importante essa preparação que possibilitou apresentar o Sistema Integrado de Proteção e Defesa Civil dentro das três esferas.