You are currently viewing Gestores de municípios e associações oficializam o Colegiado Estadual de Educação

Gestores de municípios e associações oficializam o Colegiado Estadual de Educação

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Com participação de representantes de 14 Associações de Municípios, incluindo a AMFRI, vinculadas à Federação Catarinense de Municípios – Fecam, foi instituído nesta terça-feira (12), em Lages, o Colegiado Estadual de Educação. Quatro gestores foram indicados para os cargos de coordenador: a secretária de Educação de São José do Cerrito e presidente do Fórum de Secretários Municipais de Educação, Ana Maria Marcon dos Santos; da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe,  Humberto Luiz Dalpizzol; o secretário de Educação de São Lourenço do Oeste, Alex Cleidir Tardetti e pela Associação dos Municípios do Oeste, Lucenir Moura.

A reunião na sala de cinema do Centro Cultural Vidal Ramos contou com a presença da vice-presidente do Fórum Estadual de Educação e Secretária Adjunta de Estado da Educação, Elza Marina Moretto, do diretor de Articulação com os Municípios da Secretaria de Estado da Educação, Osmar Matiola; da Coordenadoria de Planejamento Educacional, Maristele Oliveira; do diretor de Políticas e Planejamento Educacional, Gilberto Luiz Agnolin; e da coordenadora Estadual dos Planos Municipais de Educação, Edna Correa.

A assessora em Cultura e Educação da FECAM, Raquel Rodrigues comandou a reunião e destacou a necessidade de articulação entre os municípios a partir da composição do colegiado. “Aqui será nosso fórum de discussões, deliberações, articulações e pleitos de questões pertinentes aos municípios”, afirmou.

Na pauta do encontro as informações sobre o andamento dos Plano Municipais de Educação – PMEs; a exposição sobre o curso de capacitação Educação Básica em Santa Catarina e a discussão sobre o calendário escolar do próximo ano. Os participantes aproveitaram para reforçar os pleitos já encaminhados ao Estado, como a Necessidade do Estado se adequar ao calendário regional e municipal, que sejam compridas pelas GEREDS as negociações regionais acordadas de início e final do ano letivo e solicita a atenção ao cumprimento dos 200 dias letivos pelo estado e o cumprimento do calendário proposto.

Além disso, também foram tratadas questões como o Projeto de Lei PL/0207.3/2013, que “dispõe sobre a presença do segundo professor nas salas de aula de ensino básico regular das escolas públicas do Estado de Santa Catarina”; audiência pública sobre a Base Nacional Comum Curricular – BNCC em Florianópolis e discutido o andamento dos Plano Municipais de Educação – PMEs.