Preocupados com a segurança da população e um meio de economizar principalmente nos asfaltamento de ruas, os Prefeitos debateram sobre importantes temas na manhã desta sexta-feira (22). Estiveram em pauta na assembleia geral realizada na sede da AMFRI os encaminhamentos do Projeto de Usina de Asfalto para a região e um novo projeto para cidades mais seguras.
Lorenzo Taddei da AEL Sistemas e Soluções apresentou aos prefeitos a empresa brasileira que há 35 anos se dedica aos segmentos de Defesa e Segurança Pública. Para atender a região foi proposto a “Solução AEL para Cidade segura” que inclui implantação de ala de comando, cobertura por câmeras, análise de eventos em vídeo, visualização dos eventos, entre outros. “Nosso foco é atuar na prevenção tendo o monitoramento onde o operador reage a eventos, e como consequência aumentar a segurança da população”, destacou Lorenzo.
Representantes da empresa Cáucaso: soluções em engenharia, consultoria e gestão de projetos, entregaram aos prefeitos o estudo de viabilidade técnica para implantação de usina de produção de asfalto. O estudo foi estruturado em: Mercado de Produção; demanda na AMFRI; Desenvolvimento de Cenários para consórcios; e modelos para Usinas. Os estudos técnicos apontaram que a AMFRI possui condições geográficas e infraestrutura para implantação de uma usina de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).
A melhor opção identificada foi de todos os municípios da região usarem a usina pública municipal de Itajaí, pois a mesma já possui infraestrutura prévia. A consolidação de um consórcio intermunicipal com o objetivo de produzir asfalto foi considerada a melhor forma de administrar. Todos os prefeitos concordaram com executar o que o estudo apontou como melhor solução. A Presidente da AMFRI, Ana Paula da Silva, parabenizou a empresa pelo excelente projeto e solicitou uma reunião com engenheiros da associação para dar continuidade ao trabalho que agora terá como prioridade a criação do consórcio.
Nesta assembleia, o Parlamento da Macro Região da Foz do Rio Itajaí esteve representado por seu presidente, o vereador Omar Tomalih e outros vereadores da diretoria do ParlaAmfri. “Agradecemos a vocês por estarem de portas abertas, levaremos as câmaras o que vocês trataram que é de extrema relevância para nossa região e peço para que possamos participar mais da AMFRI e firmamos uma parceria continua”. Paulinha destacou que é ótimo ter a presença do legislativo na associação, a qual se orgulha pela transparência e inúmeras ações que executa.