Um total de dez reuniões ampliadas itinerantes em diferentes regiões do estado vem acontecendo. No último dia 11 foi à vez da AMFRI em Itajaí receber o evento abrangendo a macrorregião do litoral. Promovido pelo Conselho Regional de Psicologia da 12ª Região em parceria com a associação abordou sobre a atuação dos psicólogos de SC no SUAS – Sistema Único de Assistência Social.
“Nosso objetivo é dialogar com as psicólogas para problematizar a nossa atuação na Política Pública de Assistência Social e também de gerar a aproximação com a categoria”, contam Fabricio Antonio Raupp e Nanci Cecilia de Oliveira Veras representantes do CRP-12 e integrantes do Núcleo Estadual de Psicologia na Assistência Social – NEPAS.
Fabricio e Nanci apresentaram o Conselho e o NEPAS, dando destaque para a importância da pesquisa de mapeamento por área de atuação. O CRP-12 faz parte de um sistema formado pelo Conselho Federal de Psicologia e outros 17 Conselhos Regionais distribuídos por Estados e/ou regiões. Tem como função orientar e fiscalizar o exercício e as atividades da profissão, zelando pelos princípios éticos e disciplinares da classe.
Em seguida debateram sobre a identidade do psicólogo no SUAS, o dialogo sobre a interface com os outros profissionais do SUAS e elencaram possibilidades e potencialidades da atuação da Psicologia. “Estamos percorrendo o Estado para unir a categoria, mas principalmente realizar orientações aos psicólogos, contribuindo com suas atuações”, reforçaram os representantes do NEPAS, que ainda informaram os dois últimos encontros, sendo na AMURES em Lages no dia 22/11 e na AMARP em Videira dia 23/11.