Na manhã da última quinta-feira, dia 26/10, o Colegiado de Gestão em Educação da Região da Foz do Rio Itajaí esteve reunido e deliberou sobre suas atividades. O grupo percebeu a necessidade de continuar as atividades de captação de recursos financeiros para atendimento de sua meta 1 que determina a instalação de lousas digitais em 100% das salas de aula das redes municipais de ensino que acolham turmas do Ensino Fundamental.
As etapas foram pré-estabelecidas no Plano Estratégico da Ação Intermunicipal do CoGemfri. A primeira tem como objetivo criar doze Centros Digitais de Formação Tecnológica e Profissional para o Magistério, sendo em cada município de abrangência do CoGemfri e um na sede da AMFRI.
O primeiro passo agora, como explica a Consultora em Educação da Amfri, Prof. Gilmara da Silva é comunicar oficialmente as deliberações da Coordenação para o Colegiado de Educação e os parceiros institucionais do CoGemfri – Amfri e Instituto Positivo. “Vamos também solicitar novos orçamentos atualizados das lousas digitais e equipamentos para os Centros Digitais de Formação Tecnológica e Profissional”.
Outros encaminhamentos foram definidos, como, atualizar os dados da quantidade de salas de aula, os totais de estudantes e as lousas já existentes nas salas de aula nos 11 municípios integrantes do CoGemfri. O grupo ainda atuará junto para estruturar um plano de captação de recursos financeiros na região e um cronograma de atividades integradas com os GTs (Grupos de Trabalho) em andamento para desenvolver as ações pré-definidas nos plano de desenvolvimento regional para a parceria com o MEC/SASE.
O Coordenador Geral da Diretoria de Cooperação e Planos de Educação da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE/MEC), Fernando Gralha também esteve presente no encontro. A Coordenação do CoGemfri ainda deliberou pela possibilidade de participar das ações de parceria com a secretaria se houver manifestação positiva da parte da SASE.