A FECAM (Federação Catarinense de Municípios) promoveu de quarta-feira (22) até esta sexta-feira (24) o 2º Seminário Catarinense de Comunicação Pública, buscando potencializar e contribuir para a melhoria da comunicação pública. A AMFRI esteve representada por assessores de comunicação das suas prefeituras e da própria associação no evento realizado no Hotel Canasvieiras Internacional, em Florianópolis.
A realização só possível graças ao apoio das 21 Associações de Municípios do Estado de Santa Catarina, da Associação Catarinense de Imprensa – ACI, Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT, da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) e da Associação de Diários do Interior de Santa Catarina – ADI/SC e Correios.
Profissionais de mais de 70 cidades de Santa Catarina foram capacitados e puderam esclarecer dúvidas, entre eles, os representantes da AMFRI, Balneário Piçarras, Balneário Camboriú, Bombinhas e Itajaí.
Entre as palestras o jornalista e sócio-diretor da consultoria Mídia Mundo, Eduardo Tessler, compartilhou algumas vivências e dicas sobre os desafios dessa era digital. Sobre os veículos impressos, Tessler falou sobre o olhar do jornalista em aceitar e entender o momento em que a comunicação está transitando.
Ele falou também sobre a importância de aceitar a transição do jornalismo tradicional para o digital. “Michael Golden, do jornal The New York Times, falou que a empresa é uma companhia de meios digitais que publica em jornal. Precisamos aceitar e se adequar à realidade”, destacou o jornalista. Aos assessores de imprensa, Tessler destacou que é importante entender o que é importante para o editor, não apenas as notícias ruins, mas também as informações leves, que o público está disposto a ler.