Em mais um ano, a AMFRI trabalhou de forma eficiente na busca pelo crescimento do índice de retorno de ICMS de seus Municípios repassado pela Secretaria da Fazenda. Mais de 5.300 mil empresas foram auditadas pela equipe e mais de 270 processos administrativos foram protocolados junto a SEF.
O trabalho é efetuado em conjunto com a Secretaria de Estado da Fazenda por meio de reuniões, capacitações e ciclos de estudos, estando inteiramente por dentro das atualizações e melhorias na legislação e escrita fiscal. A AMFRI esteve envolvida em todas as fases de apuração do Valor Adicionado (Auditoria, Impugnação de 1ª Instância, Recurso de 2ª Instância e Pedido de Revisão).
Sempre apresentando alegações contundentes e contrapondo fatos que pudessem prejudicar o índice dos Municípios envolvidos. Em 2017, o Assessor em Movimento Econômico da AMFRI, Romário Pereira ainda foi incumbido de julgar processos administrativos de 1ª Instância. O trabalho executado pelo setor trouxe um incremento considerável para seus Municípios na parcela de Retorno de ICMS, ajudando diretamente no crescimento da receita.