Debater sobre o tema e obter esclarecimento sobre dúvidas e procedimentos para a implantação nos Municípios foi o objetivo do evento realizado na sede da AMFRI. Na tarde da última quinta-feira, dia 22 de março, conselheiros de direito, conselheiros tutelares, equipe técnica e gestores das áreas de assistência social, educação e saúde dos onze municípios da região estiveram reunidos para tratar da proposta de NISA.
Os palestrantes João Luiz de Carvalho Botega, Promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio à Infância e Juventude e Ana Soraia Haddad Biasi, Assistente Social do Ministério Público de Santa Catarina em colaboração no Centro de Apoio da Infância e Juventude – CIJ foram os responsáveis fazer a apresentação da proposta do NISA – Núcleo Intersetorial de Suporte ao APOIA.
Para combater a evasão escolar, em 2001, o Ministério Público de Santa Catarina, criou o Programa APOIA, que mobiliza as escolas, os conselhos tutelares, o MPSC e toda a sociedade para trazer os alunos de volta para a sala de aula. Se preocupando e levantando o debate sobre o tema na região, esta ação foi promovida pelos Secretários de Assistência Social, Educação e Saúde.