Nos dias 26 e 27 de março, o auditório da AMFRI esteve movimentado para tratar do “Trabalho social no Suas: proteção no campo das relações”. Assistentes sociais, psicólogas, pedagogos, profissionais da área administrativa e demais representantes das outras categorias, que integram o Sistema Único de Assistência Social (Suas) nos municípios da região começaram a formação que segue até o mês de outubro.
A formação terá encontros mensais, totalizando cerca de 90 profissionais envolvidos, todos da Rede de Assistência Social, principalmente trabalhadores que atuam nos serviços e também profissionais que atuam nas equipes de gestão. “Nosso foco central é o trabalho social desenvolvido nos serviços, sendo uma qualificação com vista a intensificar os processos de proteção social, a leitura das demandas dessa política pública e sua relação com outras áreas também, como a saúde e a educação”, explica a consultora Abigail Torres.
A promoção é da AMFRI, Abigail e Stela Ferreira são consultoras da empresa Vira e Mexe Desenvolvimento de Equipes e estarão conduzindo a formação que é uma demanda apresentada pela categoria. “A equipe é técnica, qualificada, majoritariamente de nível superior e isso mostra o quanto é importante a atualização desses profissionais da área na região que estão dispostos a evoluir e melhorar em suas atuações”, concluem as consultoras.
O grupo foi dividido tem duas turmas para facilitar o desenvolvimento das atividades que contemplam dinâmicas e trabalhos em pequenos grupos. Nos dois encontros iniciais foi realizada uma devolutiva das visitas técnicas que as consultoras fizeram. Durante o mês de fevereiro todos os municípios, de Bombinhas a Balneário Piçarras, foram visitados com objetivo de conhecer a infraestrutura e os profissionais das equipes.