A assessoria em Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) foi criada no início deste ano. A Consultora da AMFRI Érica Requi explanou aos prefeitos os resultados do primeiro trimestre de 2018 da nova área em que a AMFRI presta serviço aos municípios. Objetivos, metas e a metodologia utilizada que incluiu a criação de dois Grupos de Trabalho, um que trata sobre as Estatais e o outro sobre as Concessões e PPPs, foram apresentados.
O setor ainda está organizando treinamentos e capacitações, como a que acontece no auditório da associação no próximo dia 18 de abril e irá abordar o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) – da concepção do edital até a seleção do projeto. Outras ações estão sendo promovidas em conjunto com colegiados da AMFRI. Estão entre elas, o auxilio para conquistar a principal meta do CoGemfri que é a aquisição de lousas digitais para todas as escolas da região, e tratativas com o InovAmfri para a implantação do Distrito de Inovação de Itajaí e da Mobilidade Urbana Regional.
Érica destacou que é necessário engajamento das equipes para desenvolvimento dos projetos municipais. “É fundamental que os senhores prefeitos incentivem seus gestores a estarem participando efetivamente de todos os processos”. Há municípios que não possuem representantes participando das reuniões mensais dos Grupos de Trabalho o que dificulta o avanço na consolidação de Concessões e PPPs. A consultora encerrou sua participação se colocando a disposição dos gestores municipais para esclarecer dúvidas sobre a área.
Em seguida, o Consultor Técnico da AMFRI João Luiz Demantova falou sobre a missão a Portland nos Estados Unidos que tem como objetivo de conhecer de conheceu o sistema público de transporte da cidade americana. Também foi abordado por João a respeito da Lei de Acesso à Informação no âmbito das associações de municípios. Encerrando a assembleia os prefeitos debateram sobre estratégias comuns para o pleito eleitoral de 2018.