Em poucos dias, Bombinhas será palco de discussões e debates acerca da gestão cultural dos municípios catarinenses. Entre os dias 9 de 11 de maio, a Federação Catarinense de Municípios – FECAM, o Conselho de Gestores Municipais de Cultura – CONGESC e a Prefeitura de Bombinhas promovem o VIII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, no Hotel Vila do Farol. “O Fórum chega a sua oitava edição e é hoje um espaço não só de integração dos municípios, mas de capacitação e monitoramento dos avanços e dificuldades na implementação do Sistema Nacional de Cultura”, explica a assessora em Cultura da FECAM, Raquel Rodrigues.
O evento oportunizará o debate das políticas públicas do setor cultural e o diálogo entre o Ministério da Cultura – MinC, as prefeituras e o Estado para fortalecer as ações de programas já existentes e abrir caminhos para futuras parcerias. “A cada ano o evento cresce e isso é resultado do trabalho dos Colegiados Regionais de Cultura, suas articulações e a vontade dos Gestores em debater a Política Cultural no Estado de Santa Catarina”, complementa a assessora.
Serão três dias aprofundando-se em temas como planejamento e gestão, acessibilidade cultural, experiências municipais na integração ao Sistema Nacional de Cultura, além de oficinas práticas sobre o sistema de cultura, bibliotecas públicas, elaboração de metas para Planos Municipais de Cultura e legislação de patrimônio.
O evento conta com o apoio da Associação de Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – AMFRI e demais Associações de Municípios de Santa Catarina e a realização é da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM.
Para se inscrever basta entrar no site da FECAM (www.fecam.org.br) e clicar no banner do evento.