Itajaí realizou uma das mais emocionantes paradas da Volvo Ocean Race. Durante os 18 dias em que a Vila da Regata ficou aberta ao público, 439.876 pessoas prestigiaram o evento – recorde histórico desde 2012, quando a cidade recebeu pela primeira vez a regata de volta ao mundo. De acordo com a Codetran, 30 mil passaram pelos Molhes da Atalaia.
“Itajaí realizou uma excelente parada. Um êxito de participação do público. Para nós, a participação da população é o principal”, afirmou o CEO da Volvo Ocean Race, Antonio Bolaños, antes da largada dos barcos. Como nos outros dias, a Vila da Regata ficou lotada para despedida dos velejadores.
Com entrada gratuita e mais de 20 atrações abertas ao público, a Vila da Regata atraiu público de todas as idades. Além de espaços com tecnologia virtual, o evento permitiu que os visitantes conhecessem um pouco da rotina dos times que participam da competição. A gastronomia e as atrações culturais também foram destaque.
“Realizamos um trabalho muito profissional, cumprimos todas as exigências da organização internacional da Volvo e estamos muito felizes que o público tenha abraçado o evento com tanto carinho. Esse é o sinal de que estamos no caminho certo, prontos para sediar outros eventos de grande porte”, avalia o secretário de Turismo de Itajaí e presidente da Itajaí Stopover, Evandro Neiva.
Uma parada que caiu no gosto dos itajaienses. A pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais (IPS) da Univali apontou que a avaliação do público sobre a Volvo Ocean Race na cidade é quase unanime: 96,6% das pessoas que passaram pela Vila da Regata aprovaram a organização do evento. A terceira passagem da regata de volta ao mundo terminou com público de quase 440 mil pessoas, o maior número da história.
A pesquisa citou três itens para avaliação e dados preliminares já foram apresentados. Na primeira que citou a organização do evento, 74,9% avaliaram como excelente; 21,7% como bom; e 2,21% regular. Se somados os dois primeiros itens, a aceitação do público é de 96,6%. Sobre infraestrutura do evento, 73,29% disseram que era excelente; 23,49 % como bom e regular, 1%. Para completar as amostras, o os visitantes avaliaram o público do evento. De acordo com 66,06%, a programação atingiu as expectativas; 29,52% disseram indiferente e para apenas 3,01% não atingiu as expectativas.
Impacto econômico: O IPS também realizou pesquisa sobre o impacto econômico do evento na cidade, na microrregião da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), em Santa Catarina e no Brasil. Os resultados ainda são computados e dão conta de todos os valores envolvidos na etapa. Serão filtrados os gastos e investimentos que ocorreram no período de pré, durante e pós-evento.
De acordo com o professor Luiz Carlos dos Santos, responsável pelo IPS, a questão básica é responder em que a Volvo Ocean Race auxiliou para aumentar o número de negócios, a geração de empregos, o crescimento de insumos e de serviços, entre outros, que não aconteceriam se o evento não estivesse sediado aqui. “Essa Volvo Ocean Race em Itajaí consagrou o município como polo náutico do Brasil. Tivemos uma edição ainda melhor que as anteriores. Nossa cidade está de parabéns”, comemora o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.
Informações e fotos da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Itajaí