Entre os dias 9 e 11 deste mês, o município localizado na região da AMFRI – Bombinhas – sediará o VIII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura. O acontecimento reunirá prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, dirigentes da área cultural, servidores envolvidos com a gestão cultural, e conselheiros de cultura. O objetivo é proporcionar a integração das regiões catarinenses e promover o debate das políticas públicas do setor, com a ampliação do diálogo entre o Ministério da Cultura – MinC, as prefeituras e o Governo do Estado.
A programação inicia às 14h desta quarta-feira com a solenidade de abertura no Salão de Eventos da Pousada Vila do Farol, onde acontece o Fórum, e terá como palestrante de abertura a professora Dra. Yolanda Flores e Silva, além de já confirmados ministrantes conceituados para as oficinas que acontecem no dia 10 de maio. As inscrições devem ser efetuadas no site: www.egem.org.br ou através do link https://goo.gl/socvig, ao custo de R$ 150,00 para servidores de municípios filiados à Fecam e 250,00 aos demais participantes.
A promoção do VIII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura é da Prefeitura de Bombinhas, por meio da Fundação Municipal de Cultura, da Federação Catarinense dos Municípios – Fecam, e do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina – Congesc, com apoio da Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí – Amfri, e das demais Associações de Municípios de Santa Catarina.
A oitava edição do Fórum traz uma inovação, o Prêmio Catarinense de Boas Prática em Gestão Cultural, com o intuito de valorizar e reconhecer ações de gestão cultural, realizadas por qualquer município catarinense e associação de municípios, que tenham sido bem-sucedidas tanto na sua execução como em seus resultados. As inscrições foram realizadas até o dia 2 de maio, e serão premiados três municípios e um Colegiado Regional de Cultura, pertencente a uma Associação Microrregional de Municípios, divididos em quatro categorias, sendo: Município de até 5.000 habitantes; Município de 5.000 a 20.000 habitantes; Município com mais de 20.00; e Colegiado de Cultura pertencente a uma Associação de Municípios.